quarta-feira, 23 de março de 2011

                   Vétero Católica Eclésia in Brasília
Igreja Vétero Católica                                                               A  igreja no Brasil
 A igreja Vétero católica veio para o Brasil no dia 22 de Maio de 1932 trazido da Polônia pelo padre Teófilo Bartinick junto com os imigrantes poloneses e instalada com sede primacial na cidade de Curitiba-PR, com nome de igreja Vétero Católica do Brasil, é uma instituição Religiosa de acordo com a constituição Eclesiástica e Canônica da igreja em vigor, mantém comunhão de fé na fraternidade com o arcebispo primaz da Holanda em Utrechet.
A Igreja Vétero católica do Brasil expressa sua fé na palavra de dois grandes Credos Históricos do Cristianismo: O credo Apostólico e o credo Niceno, que foram escritos nos tempos da Igreja Indivisa e constituem a confissão normativa da fé ainda hoje.
A Igreja Vétero Católica  do Brasil conserva sua tradição e sua participação no corpo histórico da igreja Una santa  Católica e Apostólica.
O ponto central da adoração para esta igreja é a celebração eucarística, que  é chamada também de Missa. Na igreja existe para continuar a obra ministerial de Cristo e proclamar e viver o Evangelho nas diversas sociedades e culturas.
Esta igreja é uma igreja sacramental. Os Sacramentos são sinais externos e visíveis de uma graça interna e espiritual, dados  por Cristo como meios seguros para receber esta graça,cremos que o Santo Batismo  e a eucaristia são necessários para nossa salvação ,pois foram ordenados pois nosso Senhor Jesus Cristo .
Há também outros sacramentos que fazem parte dessa tradição Cristã e são reconhecidos pela Igreja. São eles: a crisma (confirmação), a penitencia, o Matrimônio, a unção dos enfermos e as Ordens ministeriais (bispos, presbíteros, sacredotista, diáconos, e diaconisas) sendo os sacerdotes chamados de reverendos padres.
A igreja tem na Bíblia a principal fonte de suas doutrinas cujas paginas registram os fundamentos do Cristianismo.   Professamos o Credo Niceno, a fé no Deus Une e Trino, adesão fiel a Bíblia  Sagrada na tradição Apostólica e na declaração de Utrechet.
Pregamos  a salvação pela fé e pela graça,sem esquecer as obras como lembra São Tiago. Nossa fé é Católica, isto é Universal e Apostólica, porque foi dada pelo nosso senhor Jesus Cristo, filho de Deus, aos seus sucessores. A igreja distribui graça pela administração dos sete Sacramentos, aceita o Tri pise Ministerial do Episcopado.
O celibato é opcional, os padres podem se casar segundo a Bíblia em (I TIM 3:01-13 e Tito 01:05-09).E a veneração por Santos também é opcional , lembrando que a Maria Santíssima não é só  santa é mais que isso ,é a mãe de Deus e nossa.
Adotamos o ritual romano e o Tridentino para ordenações, sagrações, e celebrações da santa missa e demais atos religiosos, a critério do bispo local.
Acreditamos que o Papa é o legitimo sucessor de Pedro e rezamos pelo santo Padre.
A Igreja Vétero Católica do Brasil está 76 anos de evangelização no Brasil. atualmente a Igreja encontra-se em quase todo território Nacional somando mais de vinte e dois mil fiéis. A igreja Vétero Católica do Brasil mantém comunhão de fé e fraternidade com a igreja Anglicana do Brasil.
O atual Arcebispo  Primaz do Brasil é sua Excelência e reverendíssimo +Dom Ademir Achilles. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário